Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

O Linhas Cruzadas desta semana teve como tema “A Maldição do Desejo”.

Na edição que comemora um ano de programa, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé discutiram as vontades humanas, tendo como base os pensamentos de Arthur Schopenhauer, filósofo alemão que tinha uma visão pessimista do tema.

Schopenhauer afirmava que o desejo é dor, pois ao realizá-los, temos a sensação de saciedade somente para fazer essa vontade aparecer novamente, como explicou Thaís.

Leia também: Conheça Arthur Schopenhauer, conhecido como "filósofo da vontade"

A apresentadora perguntou para Pondé se essa afirmação vale para outros desejos do cotidiano, como enfrentar as filas da Black Friday para fazer compras com desconto.

O filósofo brinca com a comparação: “A Black Friday é a versão brega do que falava Schopenhauer, mas sim, esse consumismo do capitalismo pode ser lido de forma completamente 'schopenhaueriana' ”.

O programa falou com a professora de práticas de consumo Gisela Castro para entender o que leva a sociedade a consumir.

“Vivemos uma cultura do consumo. Isso implica em reconhecer essa prática como um fenômeno sociocultural complexo, central para nossa experiência de vida cotidiana. O consumo admite múltiplas dimensões, em que cada uma terá um fator predominante, como questões identitárias ou religiosas”, explicou Gisela

Ainda de acordo com a professora, em termos econômicos, enxergar o consumo apenas como um desdobramento desejado da produção, é um pensamento simplista que não cabe mais.

Veja o trecho completo:

Leia mais: Monja Coen explica como se libertar de suas vontades: “Uma compreensão de você mesmo”

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.