Levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) mostrou que 76% dos bares e restaurantes tiveram que afastaram funcionários entre dezembro e janeiro por infecções por Covid-19 ou influenza. Em média, quase um em cada quatro funcionários (24%) foi afastado do posto de trabalho devido ao coronavírus.
"Os afastamentos preocupam, mas deve ser um fator sazonal, segundo os especialistas em saúde pública", explicou o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
Os números correspondem aos dados divulgados pela Fiocruz na última terça-feira (1º). O percentual de casos positivos para testes RT-PCR subiu de 3% para 37% entre 1º e 24 de janeiro.
Mesmo com os afastamentos, o setor registrou lucro pela primeira vez desde o início da pandemia em março de 2020. 34% dos estabelecimentos teve um saldo positivo em dezembro de 2021, contra 31% que tiveram prejuízos.
Leia também: Anvisa disponibiliza painel de pedidos de registro de autotestes para Covid-19
Porém, no acumulado do ano, 45% dos empresários disseram ter fechado 2021 com prejuízo. Para o setor, o pior momento foi em março de 2021, quando 82% dos bares e restaurantes sinalizaram estar operando no vermelho.
REDES SOCIAIS