O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, João Gabbardo, usou a transmissão desta quarta-feira (16) para pedir que empresas privadas “segurem um pouco mais” os eventos de carnaval durante o mês de abril.
O feriado de carnaval foi oficialmente adiado para o mês de abril, no mesmo do feriado de Tiradentes, em 21 de abril.
De acordo com Gabbardo, o estado de SP vem passando por uma redução decisiva de casos e internações da Covid-19, por isso é essencial manter a queda dos casos nas próximas semanas.
“Todos os desfiles cancelados, suspensos ou postergados, mas é fundamental que a população entenda que nós estamos numa fase de declínio da pandemia. Uma fase que já temos redução do número de casos, redução do número de internações e – provavelmente na próxima semana, teremos redução do número de mortos. Só será possível manter essa tendência se nós mantivermos esse comportamento nos próximos dias, principalmente no feriado de carnaval”, afirmou o coordenador.
O evento de carnaval da cantora Anitta no Memorial da América Latina, a Arena Carnaval - Ensaios da Anitta, reuniu cerca de 12 mil pessoas. O evento foi aprovado pela Prefeitura de São Paulo, e lotou o Memorial no último sábado (12).
“É fundamental que todos, a população e todos aqueles de organização eventos – seja da iniciativa privada ou não – que segurem um pouco mais essa situação. Nós estamos em um momento importante de declínio e precisamos manter esses indicadores que são favoráveis”, completou João Gabbardo.
O show requisitou a apresentação do passaporte da vacina, porém diversas pessoas foram vistas sem máscara, aglomeradas e bebendo durante o show. Os registros resultaram em críticas nas redes sociais, principalmente por conta do adiamento do carnaval decorrente das questões sanitárias.
Durante a transmissão desta quarta, o governador do estado de SP, João Doria (PSDB), fez um alerta sobre a necessidade do compromisso do povo para celebrar o carnaval apenas na data estipulada.
“Nós teremos um carnaval fora de época, em abril. Já foi definido pela cidade de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Salvador. Esperamos que os números continuem recrudescendo, caindo, para que de fato, na segunda quinzena de abril, o carnaval fora de época, a micareta, aconteça. As pessoas terão oportunidade de se divertir, curtir o carnaval em abril”, afirmou Doria.
Leia também: Sobe para 58 o número de mortos devido o Temporal em Petrópolis (RJ); Bombeiros seguem as buscas; Governo de SP anuncia a “Semana E” para vacinar crianças contra Covid-19 nas escolas do estado
REDES SOCIAIS