Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O tema do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (17) foi o burnout, síndrome causada pela exaustão mental e física na vida profissional.

Leia mais: Como evitar o diagnóstico de burnout? Psicólogo responde no Linhas Cruzadas

A apresentadora Thaís Oyama levantou dados de uma pesquisa feita pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), que concluiu que 1 em cada 5 brasileiros sofrem desse problema.

Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, isso acontece porque “cada vez se trabalha mais”.

“Mesmo que você trabalhe em um lugar como o Google, que pode levar seu pet, você tem que entregar. A palavra é essa, entregar”, opinou.

Ainda de acordo com Pondé, a partir do momento em que o estresse vinculado ao trabalho ganha uma nomenclatura específica e se propaga o assunto a partir de livros e relatos, é natural que mais pessoas se identifiquem e o número de casos aumente.

A pesquisa da USP também apontou que a maioria da população afetada pelo burnout tem menos de 30 anos. Pondé atribui isso à cobrança que o jovem faz em si mesmo:

“Gente jovem fala mais sobre o assunto, se leva muito a sério. Não acho que as gerações mais jovens inventaram isso por si só, porque desde o final do século 19 estão inventando coisas sobre o que são os jovens e ninguém sabe o que é. Não restam dúvidas de que, hoje, com redes sociais, muitas pesquisas, o jovem achou que ia mudar o mundo, que ele era especial”, completou o filósofo.

Veja o trecho completo:

Leia também: Jornalista Izabella Camargo conta como recebeu diagnóstico de burnout: "Não lembrava quem eu era"

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.