Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Linhas Cruzadas desta semana falou sobre a síndrome de burnout, condição onde a exaustão mental e física pelo trabalho chega ao limite.

Leia mais: Um em cada cinco brasileiros sofrem com burnout, aponta pesquisa da USP

A edição conversou com a jornalista Izabella Camargo, que escreveu um livro sobre sua experiência com esse problema, em 2018. Segundo Izabella, ela estava prestes a ter uma convulsão.

“Eu vivi um apagão ao vivo enquanto apresentava a previsão do tempo. Eu não sabia quem eu era, para onde eu ia e nem onde eu estava. Quando fui ao psiquiatra, já estava sob risco de convulsão e recebi o diagnóstico da síndrome de burnout”, contou a jornalista.

Izabella explicou que os sintomas já haviam aparecido dois anos antes, mesmo fazendo terapia regularmente. “Dor de cabeça, bruxismo, problemas no estômago, de circulação, taquicardia, falta de ar, até evoluir para comportamentos agressivos e pensamentos suicidas”.

Ao retornar da licença, a jornalista foi demitida e passou a focar na sua saúde mental e no autoconhecimento. Atualmente, ela tem a própria definição de burnout:

“O burnout é a ausência de si mesmo. Você é tão comprometida com o seu trabalho que acaba se negligenciando. Eu aprendi que você pode vestir a camisa da empresa, mas também pode e deve vestir o pijama.”

Veja o trecho completo:

Leia também: Como evitar o diagnóstico de burnout? Psicólogo responde no Linhas Cruzadas

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.