O Estação Livre desta sexta-feira (18) falou sobre música brasileira. O programa conversou com o pianista Jonathan Ferr, carioca que busca levar o jazz para um público menos elitizado.
Em suas apresentações, Ferr traz elementos de outros estilos musicais, como o hip hop e o R&B. Por isso, ele prefere se intitular “pianista de urban jazz” (jazz urbano).
“Eu gosto de trazer esse urbano para dizer que meu jazz se coloca e se posiciona em outro lugar”, contou o músico.
A paixão de Ferr pelo piano começou ainda quando criança. Aos 9 anos, ele começou a trabalhar vendendo cloro e jornal para continuar as aulas do instrumento, já que seus pais não tinham mais condições de pagar.
Hoje, o artista busca espalhar o jazz para outros públicos.
“No Brasil, o jazz foi muito elitizado, associado como música de quem tem bom gosto, poder econômico [...] Eu acho que democratizar é falar a linguagem que está sendo usada agora, essa é a minha missão”, explicou Ferr.
Veja a reportagem completa:
Leia também: "O rap está em constante transformação", afirma Jairo Malta
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.
REDES SOCIAIS