O Roda Viva desta segunda-feira (31) recebe o embaixador presidente da COP30, André Corrêa do Lago.
Durante a entrevista, Lago comenta a eventual exploração de petróleo pela Petrobras na margem equatorial. A prospecção depende de autorização do Ibama, que sofre pressões do governo federal.
De acordo com o embaixador, "o compromisso do Brasil no Acordo de Paris é se afastar cada vez mais do combustíveis fósseis".
Apesar disso, o presidente da COP30 entende que o Brasil é um país em desenvolvimento com grandes desafios na área social, o que justificaria o debate pela exploração do recurso fóssil.
"Brasil tem que explorar as possibilidades que exsitem para o país. A decisão tem que ser tomada depois de um debate nacional", opina.
Participam da bancada de entrevistadores Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental da Agência Pública; João Gabriel, repórter da Folha de S.Paulo; Malu Delgado, jornalista da plataforma Sumaúma; Rafael Garcia, repórter do jornal O Globo; e Rosana Jatobá, jornalista especialista em sustentabilidade e agenda ESG.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
REDES SOCIAIS