Nesta segunda-feira (28), o secretário de Estado dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, escreveu um comunicado no qual proíbe o acesso aos portos da nação por parte de embarcações russas.
Shapps divulgou o comunicado nas redes sociais: “Escrevi para todos os portos do Reino Unido pedindo que não forneçam acesso a nenhum navio com bandeira russa, registrado, de propriedade, controlado, fretado ou operado”.
Leia também: Rússia e Ucrânia terminam primeira reunião sem acordo em Belarus
A decisão, segundo o secretário de Estado dos Transportes, acontece em resposta as ações do presidente russo Vladimir Putin na Ucrânia. “Deixei claro que esses navios NÃO são bem-vindos aqui, proibindo a legislação a seguir”, escreveu.
Veja a publicação e o comunicado completo:
Também nesta segunda-feira, a Rússia decidiu fechar o espaço aéreo de seu território para mais de 30 países da Europa. Alemanha, Espanha, França e Itália estão entre as nações proibidas de sobrevoar o território russo.
Leia também: EUA proíbe transações com o Branco Central da Rússia
A medida é uma resposta à decisão de países europeus de fechar o espaço aéreo para aeronaves da Rússia, que ocorreu depois da invasão ordenada por Putin à Ucrânia.
REDES SOCIAIS