Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @jairbolsonaro
Reprodução/Twitter @jairbolsonaro

Durante a manhã desta quinta-feira (3), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou estudar rebaixar a situação de pandemia da Covid-19 no Brasil para 'endemia'. A informação foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas redes sociais.

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o @minsaude, @mqueiroga2, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil.”, afirmou o chefe de estado.

Leia mais: Civis ucranianos alimentam soldado russo e ligam para sua mãe: “Não é culpa deles”

A situação epidemiológica de uma doença pode ser definida de diversas maneiras, como surto, epidemia, endemia e pandemia. As nomenclaturas são ligadas ao alcance da doença e seu impacto na população.

Surtos são doenças que aumentam repentinamente em uma localização específica. Um bom exemplo é o Ebola, em regiões específicas da África.

As epidemias são marcadas como aumento do número de casos de uma doença em diferentes regiões, porém ainda longe de atingir uma escala global.

Já endemia é a presença de tal doença de forma recorrente em certa região, porém sem aumento significativo de números de infectados.

Uma doença atinge a marca de pandemia quando chega no nível mundial, e seu agente causador está em diversos países ou continentes.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como uma pandemia.

Leia também: Receita Federal libera todos os serviços on-line relacionados ao Imposto de Renda