A obesidade é uma doença que já é vista como uma grave crise de saúde pública, que afeta boa parte da população no mundo todo, incluindo crianças e adolescentes. Esta quinta-feira (4) marca o Dia Mundial da Obesidade, que promove a conscientização sobre os efeitos prejudiciais da doença na vida das pessoas.
A doutora Marianna Miguel, especialista em emagrecimento, Hipertrofia e Performance Esportiva, contou ao site da TV Cultura os principais fatores causadores desta doença.
Segundo ela, “a obesidade vai muito além do que a gente vê no espelho ou valor da balança. A obesidade é uma doença crônica, uma condição médica definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo”.
Sobre as doenças que a obesidade causa, Marianna contou que “o acúmulo de gordura no obeso gera um risco maior do mesmo adquirir doenças como diabetes, pressão alta, aumento do colesterol e triglicérides, gordura no fígado, apneia do sono, derrame e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer”.
Leia mais: MCB apresenta a exposição ‘Design e indústria – a história da tradicional botica Granado’
Além disso, a doutora afirmou que a doença pode trazer prejuízos para as relações pessoais e profissionais, uma vez que esses pacientes são mais propensos à depressão e ansiedade.
A especialista contou que a melhor forma de tratar a obesidade é adotar mudanças no estilo de vida. "Como por exemplo uma dieta menos calórica aliada a atividade física, sempre sob a supervisão de uma equipe multiprofissional formada por médico, nutricionista e educador físico”, exemplificou a doutora.
Marianna diz que também é possível utilizar algumas medicações e, em casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia bariátrica para o paciente.
Leia também: Circulação de trens na linha 9-Esmeralda da CPTM volta a ter problemas
REDES SOCIAIS