O Ministério da Defesa da Rússia anunciou durante a madrugada deste sábado (5) um cessar-fogo nas cidades Mariupol e Volnovakha, que ficam no leste da Ucrânia. O motivo é a liberação de corredores humanitários para que os civis possam fugir da zona de conflito.
“Hoje, 5 de março, a partir das 10h (4h no horário de Brasília), horário de Moscou, o lado russo declara um regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovakha”, destacou a pasta em nota.
Leia mais: “Se a Ucrânia cair, toda Europa vai cair”, diz Volodyrmyr Zelensky
ONU vai apurar se Rússia cometeu violações aos direitos humanos na Ucrânia
Depois de nove dias que o exército de Vladimir Putin iniciou a invasão sobre o território ucraniano, este é o primeiro cessar-fogo da guerra. Chefe de gabinete do presidente ucraniano, Mykhailo Podoliak confirma que “as partes cessaram fogo temporariamente na área dos corredores”.
“Os ministérios de defesa russo e ucraniano concordaram em fornecer corredores humanitários para civis e em um possível cessar-fogo temporário em áreas onde a evacuação está acontecendo”, afirmou o chefe da delegação russa Vladimir Medinsky.
As autoridades locais alegam que ambos os lados concordaram em dar cinco horas para que os civis deixem a área.
REDES SOCIAIS