Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta semana falou sobre a importância social da arquitetura e urbanismo.

O programa foi até o Jardim Colombo, periferia de São Paulo, para mostrar como os moradores da comunidade encontram soluções para as casas e os espaços públicos na base do improviso.

A arquiteta Ester Carro contou que os moradores foram mobilizados para transformar um lixão em um local de área verde. “Foram mais de cem caminhões de lixo retirados, com muita dificuldade, carregando no braço, por vielas estreitas.”

Ainda de acordo com a arquiteta, outras estratégias simples como a pintura, a reutilização de azulejos, peças de cerâmica, pallets e outros objetos que seriam jogados fora, ajudam a dar vida ao ambiente e são úteis para esses moradores.

Voltando ao estúdio, a apresentadora Cris Guterres pontuou que a situação não deve ser romantizada, mas essas pessoas possuem grande criatividade e costumam ser a mão de obra utilizada em grandes projetos fora da comunidade, algo que a arquiteta convidada do Estação, Gabriela de Matos, concordou.

“Não dá para romantizar a escassez de recursos, a falta de acesso, mas é inegável que existe um saber ancestral africano, que construiu muitas cidades. A gente está tratando de outras gerações que continuam usando a criatividade e aplicando esses conhecimentos”, explicou Gabriela.

Veja o trecho completo:

Leia também: “A gente não pode achar que arquitetura é voltada para o cenário de luxo”, afirma Stephanie Ribeiro

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.