Motoristas e entregadores por aplicativos realizam nesta terça-feira (29) greves e manifestações em pelo menos 16 cidades do país. Os trabalhadores lutam por melhores condições de trabalho e têm como alvos as principais empresas dos setores de delivery e de transporte de passageiros, como o iFood, Uber e 99.
Leia mais: Congresso peruano rejeita pedido de Impeachment do presidente Pedro Castillo
As greves e manifestações foram confirmadas em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Teresina, Manaus, Recife, Porto Alegre e Curitiba, e em cidades como Carapicuíba (SP), Porto de Galinhas, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, todas em Pernambuco.
Os trabalhadores prometem realizar uma concentração em frente às sedes de empresas como Uber, iFood e 99 em várias cidades brasileiras.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em outubro de 2021, o Brasil registrava cerca de 1,4 milhão de motoristas e entregadores de aplicativos.
Segundo os trabalhadores, após a Petrobras ter anunciado o aumento no preço dos combustíveis, em 19% na gasolina e 25% para o diesel, tanto a Uber, a 99 e o iFood afirmaram que fariam reajustes nas suas remunerações.
Leia também: Burger King começa a testar pedidos de delivery por meio do WhatsApp
REDES SOCIAIS