Eleições: Pré-candidatos têm até as 23h59 desta sexta-feira (1º) para trocarem de partido
A janela partidária se encerra hoje; Nas últimas eleições, 85 políticos trocaram de legenda
01/04/2022 08h58
Esta sexta-feira (1º) marca o fim da janela partidária, período em que políticos podem mudar de partido para concorrer nas eleições sem risco de perder seu mandato. A eleição de 2022 acontece em outubro, e os possíveis candidatos têm até as 23h59 para trocar de legenda.
Os 30 dias da janela estão previstos na Lei das Eleições desde 1997. O trecho que aborda especificamente o assunto foi redefinido em 2015. Caso um dos parlamentares deixe sua sigla sem justa causa, o partido pode pedir que o ex-filiado perca seu mandato.
Leia mais: Como o Brasil combaterá fake news na disputa presidencial?
Milton Ribeiro confirma à PF que Bolsonaro o pediu para receber o pastor Gilmar
Através de seu site oficial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que “esse período acontece seis meses antes do pleito. Nas últimas eleições gerais, pelo menos 85 deputados trocaram de legenda para disputar as eleições daquele ano.”
No sábado (2), data em que marca exatos seis meses para as eleições, também se encerra o prazo para a desincompatibilização dos pré-candidatos. Estes, por sua vez, devem estar com suas filiações deferidas pelos partidos para poderem concorrer.
REDES SOCIAIS