Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (1) falou sobre a saúde mental e a relação dela com o nosso bem-estar.

Um dos fatores que influenciam na qualidade do nosso psicológico é a alimentação, como contou a nutricionista Jussara de Oliveira em entrevista ao programa.

De acordo com Jussara, a nutrição traz inúmeros benefícios.

“Eu entendo que vai além de nutrir o corpo. Passa pelas memórias de cada pessoa e, claro, isso está incluído em saúde e bem-estar, também envolve a saúde mental”, afirmou.

A nutricionista explicou que uma boa alimentação começa na escolha do alimento, mas passa pelo local de compra, preparo e também de onde comer. Ela recomendou as feiras de produtos naturais, onde os alimentos possuem apenas fertilizantes naturais.

“Os alimentos industrializados afetam a nossa saúde, principalmente por não conhecermos o que tem em cada um deles”, disse Jussara.

No estúdio do Estação, a psicanalista Jaque Conceição conversou com a apresentadora Cris Guterres sobre a falta de democratização do acesso aos alimentos de boa qualidade.

“O produto industrializado traz problemas a longo prazo, mas é mais fácil de ser encontrado e mais barato. A alimentação não passa somente pela escolha, é um sistema social da relação que a gente tem com a comida”, explicou.

A edição também contou com a participação do massoterapeuta Dimas Reis. Ele contou que é possível ter uma boa alimentação com opções naturais e baratas.

“Nós temos, por exemplo, o caruru, uma planta muito comum do nordeste e que cresce nas frestas das calçadas. A gente precisa trazer essa cultura para a cidade, para a periferia”, disse Dimas.

Veja o trecho completo:

Leia também:  Racismo estrutural: Jovens negros tem 45% mais chances de cometer suicídio

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.