Ataque aéreo mata mais de 50 e fere centenas de pessoas no leste da Ucrânia
O Kremlin nega a autoria dos mísseis; separatistas de Donetsk acusam o próprio governo ucraniano
08/04/2022 09h06
Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de cem foram feridas por um ataque aéreo na Ucrânia. A tragédia aconteceu na manhã desta sexta-feira (8) em uma estação de trem na cidade de Kramaorsk, que fica no leste do país e próxima a Donetsk, região tomada por separatistas pró-Moscou.
Os líderes separatistas do local afirmam que os mísseis foram disparados pela própria Ucrânia como uma “provocação”, o que o governo do país negou. O presidente Volodymyr Zelensky, por sua vez, culpou a Rússia pelo atentado aos civis "pacíficos esperando para serem retirados da área".
De acordo com a empresa que administra o sistema ferroviário ucraniano, dois mísseis atingiram a estação. Quatro mil pessoas estavam no lugar na hora do desastre, aponta o governador Pavlo Kyrylenko. Recentemente, tropas russas intensificaram os ataques pelo leste.
Leia mais: Zelenski alerta para mais atrocidades nos arredores de Kiev
"Alguém me aponte um motivo que eu poderia ter para matar a Marielle", questiona Bolsonaro
(Reprodução/Redes sociais)
Assim como o governo da nação invadida, o Kremlin também nega a autoria do ataque, bem como o Ministério da Defesa russo. Porta-voz do país, Dmitry Peskov alega que não havia previsão de nenhuma missão ou investida no local por parte dos militares.
"Os russos não-humanos não abandonam seus métodos. Sem força e nem coragem de fazer frente a nossas tropas no campo de batalha, eles estão cinicamente destruindo a população civil. Isso é diabólico e não tem limites. E, se não for punida, a Rússia nunca vai parar", declarou Zelensky.
REDES SOCIAIS