O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou nesta segunda-feira (11) que o exército russo pode utilizar bombas de fósforo branco nas cidades ucranianas de Donetsk, Luhansk e Mariupol.
A possível utilização deste tipo de bomba, alertada pelo serviço de inteligência britânica, configura crime de guerra, pois se trata de uma arma química.
Por inflamar de maneira espontânea após ter contato com o ar, o fósforo branco, que é uma forma alotrópica do fósforo, deve ser mantido sob água. A substância também é altamente venenosa.
Leia mais: INSS altera regras para liberar benefícios; Confira as mudanças
Pré-candidatos à Presidência da República são sabatinados em evento de Harvard nos EUA
Queimaduras e corrosão dos ossos podem ser os efeitos desse tipo de ataque, aponta a Human Rights Watch. Além disso, os resquícios do produto podem voltar a pegar fogo após a retirada dos curativos.
Bombardeios por parte das forças do Kremlin continuam no leste da Ucrânia, principalmente nas regiões tomadas por rebeldes separatistas pró-Moscou, ainda de acordo com o ministério britânico.
Segundo a última atualização, o exército da Ucrânia está “repelindo vários ataques, resultando na destruição de tanques, veículos e equipamentos de artilharia russos”.
REDES SOCIAIS