Notícias

Eleições na França serão decididas no segundo turno

Macron e Le Pen irão reprisar o segundo turno das eleições de 2017; a expectativa é que será uma disputa acirrada


11/04/2022 10h03

Conforme previsto pelos órgãos de pesquisa franceses, o segundo turno da eleição presidencial no país será entre o atual presidente, Emmanuel Macron, e sua adversária Marine Le Pen.

A eleição foi realizada no domingo (10) e de acordo com estimativas do Instituto Ifop, órgão responsável por pesquisas no país, Macron obteve 28,6% dos votos enquanto Le Pen ficou com 24,4%.

Leia mais: Reino Unido diz que Rússia pode utilizar armas químicas no leste ucraniano

No total, 12 candidatos disputaram a preferência dos franceses. O atual presidente declarou em discurso aos seus apoiadores que “ainda nada está decidido”, e também adotou tom conciliador, avisando que irá atrás dos votos de todos, dos que não votaram ou votaram em outros candidatos.

A concorrente do francês disse que irá resolver as questões que dividem o país caso seja eleita presidente. Em discurso para o seu eleitorado declarou: “Pretendo sem espera costurar as lágrimas que uma França dilacerada sofre (...)”.

Leia também: Pré-candidatos à Presidência da República são sabatinados em evento de Harvard nos EUA

Ao que tudo indica, o segundo turno da eleição será bem mais acirrado do que a disputa anterior em 2017, também entre Macron e Le Pen. De acordo com previsões do Ifop, o atual presidente tem 51% das intenções de voto, enquanto a candidata de extrema-direita tem 49%.

Também ficou marcada a menor participação popular em relação a eleição anterior. De acordo com o Ministério do Interior da França, somente 65% dos franceses aptos para o voto tinham comparecido às urnas até as cinco horas da tarde comparados com 69% em 2017.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médico caracterizou a recuperação de Rodrigo Mussi como um “milagre”, diz família

Reino Unido diz que Rússia pode utilizar armas químicas no leste ucraniano

INSS altera regras para liberar benefícios; Confira as mudanças

Pré-candidatos à Presidência da República são sabatinados em evento de Harvard nos EUA

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19