Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @emmanuelmacron
Reprodução/ Instagram @emmanuelmacron

Conforme previsto pelos órgãos de pesquisa franceses, o segundo turno da eleição presidencial no país será entre o atual presidente, Emmanuel Macron, e sua adversária Marine Le Pen.

A eleição foi realizada no domingo (10) e de acordo com estimativas do Instituto Ifop, órgão responsável por pesquisas no país, Macron obteve 28,6% dos votos enquanto Le Pen ficou com 24,4%.

Leia mais: Reino Unido diz que Rússia pode utilizar armas químicas no leste ucraniano

No total, 12 candidatos disputaram a preferência dos franceses. O atual presidente declarou em discurso aos seus apoiadores que “ainda nada está decidido”, e também adotou tom conciliador, avisando que irá atrás dos votos de todos, dos que não votaram ou votaram em outros candidatos.

A concorrente do francês disse que irá resolver as questões que dividem o país caso seja eleita presidente. Em discurso para o seu eleitorado declarou: “Pretendo sem espera costurar as lágrimas que uma França dilacerada sofre (...)”.

Leia também: Pré-candidatos à Presidência da República são sabatinados em evento de Harvard nos EUA

Ao que tudo indica, o segundo turno da eleição será bem mais acirrado do que a disputa anterior em 2017, também entre Macron e Le Pen. De acordo com previsões do Ifop, o atual presidente tem 51% das intenções de voto, enquanto a candidata de extrema-direita tem 49%.

Também ficou marcada a menor participação popular em relação a eleição anterior. De acordo com o Ministério do Interior da França, somente 65% dos franceses aptos para o voto tinham comparecido às urnas até as cinco horas da tarde comparados com 69% em 2017.