“Eu não queria fazer um filme que fosse um espelho da sociedade”, diz Lázaro Ramos
“Medida Provisória” chega aos cinemas no dia 14 e retrata um Brasil governado por regime opressor
11/04/2022 22h22
Roda Viva recebeu nesta segunda-feira (11) o ator e diretor Lázaro Ramos.
Lázaro estreia como diretor com a obra “Medida Provisória”, que retrata um Brasil governado por regime opressor que decide obrigar os cidadãos negros a voltarem para a África, como uma suposta reparação dos tempos da escravidão. O filme chega aos cinemas na próxima quinta-feira (14).
A apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, perguntou ao ator sobre qual era o propósito do filme quando pensou no roteiro e como esta ideia mudou ao longo dos anos. A obra foi pensada em 2011 a partir de uma peça de teatro.
“As intenções mudaram, o filme tem uma trajetória de tantos anos, que no começo, inspirado em uma peça de teatro de 2011. O exercício era pensar em coisas que não gostaríamos de ver no Brasil. O filme era para se tornar um alerta. O tempo passou, várias coisas aconteceram. Os caminhos que a gente escolheu, os caminhos políticos e várias perversidades violentas foram acontecendo ao longo do tempo. Eu não queria fazer um filme que fosse um espelho da sociedade. Eu queria fazer um filme que fosse um alerta”, disse.
Assista ao trecho completo:
O texto original do filme cita o ano de 2016 como a distopia. Semayat Oliveira questiona se o futuro pode ser comparado com o que o país está vivendo.
“Estamos na distopia, a gente já vive a distopia, a gente vive coisas inimagináveis todos os dias. Eu sou surpreendido todos os dias. Eu nunca pensei que a gente fosse viver um tempo onde a perversidade da política pública. Nunca pensei que fosse viver um tempo onde governantes que deveriam ser líderes, se tornam pessoas que incitam ódio e desrespeito. Eu queria fazer um filme que fosse uma alternativa também”, completou.
Assista:
Participam da bancada de entrevistadores Edu Carvalho, colunista do UOL Ecoa, Alberto Pereira Jr., jornalista e head de produção e conteúdo da Trace Brasil, a jornalista do projeto “Nós, mulheres da periferia” Semayat Oliveira, Marina Caruso, editora-chefe da revista Ela, do Jornal O Globo, e Cunha Jr., apresentador do Metrópolis, programa da TV Cultura.
O programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS