Lázaro Ramos cobra mais representatividade em produções brasileiras: “Pouco pelo potencial que temos”
Ator e diretor critica a pouca presença de pessoas negras na frente e por trás das câmeras em filmes, séries e novelas nacionais
11/04/2022 23h08
Roda Viva recebeu nesta segunda-feira (11) o ator e diretor Lázaro Ramos.
A jornalista Marina Caruso abriu sua pergunta lembrando que o filme “Medida Provisória” é a produção brasileira com mais pessoas negras em frente e por trás das câmaras. Diante disso, ela perguntou se ainda falta representatividade em filmes brasileiros. De maneira direta, Ramos disse que sim e o público demanda por isso.
“Tem pouco pelo potencial que a gente tem. Gosto muito de falar desse ponto de vista, porque as vezes parece que é uma demanda social e não uma demanda de mercado. O público quer isso e mostra isso”, disse.
O ator disse que sempre quis ser ator, mas ressaltou que ao começar a trabalhar por trás das câmaras conseguiu contar histórias diferentes.
Leia também: Lázaro Ramos chora no Roda Viva ao lembrar passado e poucas oportunidades a jovens negros
“Desde 2015 e 2016, comecei a perceber que tem um outro ponto de vista sobre a maneira de contar histórias sobre pessoas negras que não estava sendo explorado. E muitas vezes isso era visto como uma cobrança e não como uma potência criativa”, explicou.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Edu Carvalho, colunista do UOL Ecoa, Alberto Pereira Jr., jornalista e head de produção e conteúdo da Trace Brasil, a jornalista do projeto “Nós, mulheres da periferia” Semayat Oliveira, Marina Caruso, editora-chefe da revista Ela, do Jornal O Globo, e Cunha Jr., apresentador do Metrópolis, programa da TV Cultura.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS