Metade das cidades brasileiras possui água contaminada por agrotóxicos
Levantamento mostra que 27 tipos de pesticidas foram encontrados nas torneiras de mais de 2.300 cidades do país
13/04/2022 16h01
Dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sigagua), órgão ligado ao Ministério da Saúde, publicou um levantamento que mostra a situação das águas nas cidades brasileiras. A pesquisa indicou que mais da metades do municípios brasileiros tem a rios contaminados por agrotóxico.
Os números mostram que 27 tipos de pesticidas foram encontrados nas torneiras de mais de 2.300 cidades do país. Os agrotóxicos estavam na água mesmo após o tratamento feito pelas empresas de saneamento básico. Os poluentes também foram encontrados depois da utilização de filtros domésticos.
Leia mais: Sem citar nome, Damares Alves diz que “capeta careca" atrapalha governo Bolsonaro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica a exposição a 16 substâncias agrícolas como extremamente ou altamente tóxicas. A taxa de agrotóxicos encontrados é considerada alarmante em um em cada quatro das cidades.
Os agrotóxicos têm efeito cumulativo. A longo prazo, o contato do corpo humano com essas substâncias pode interferir no funcionamento de órgãos como o fígado e os rins, além de causar tumores, inflamações crônicas e doenças autoimunes.
Leia também: Polícia prende suspeito por ataque em metrô de Nova York, diz imprensa americana
REDES SOCIAIS