A Associação Brasileira de Inteligência (Abin) escolheu o novo diretor-adjunto da corporação nesta quarta-feira (13). O novo ocupante do cargo é o ex-capitão do Exército, Victor Carneiro. Victor vai substituir o ex-diretor Alexandre Ramagem, que deixou o cargo em 31 de março.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. O documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.
Leia mais: Bolsonaro responde seguidor sobre sigilos: “Em 100 anos saberá”
Carneiro esteve na superintendência da Abin no Rio de Janeiro. O ex-militar entrou no órgão em 2010. Antes de ocupar o cargo de capitão do Exército. Nas Forças Armadas, exerceu as funções de comandante do Segundo Grupo de Operações de Inteligência e de subcomandante do Quinto Grupo.
A União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) publicou uma nota em que parabeniza o novo diretor interino. “Vitória dos servidores da Abin, que, desde o início do ano, vêm trabalhando arduamente para sensibilizar todos os atores envolvidos sobre a necessidade da nomeação de um servidor de carreira para dirigir um órgão singular e estratégico”, diz um trecho.
A saída de Ramagem aconteceu em março, com se filiou ao PL, partido do presidente da República. Alexandre Ramagem deve ser candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Leia também: Planalto decreta sigilo em encontros de Bolsonaro com pastores
REDES SOCIAIS