Notícias

Governo de SP assina convênios na região de Campinas para viabilizar Trem Intercidades

Segundo Rodrigo Garcia, o projeto que envolve Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo soma mais de R$ 10 bilhões de investimento


18/04/2022 16h37

Nesta segunda-feira (18), o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (DEM) assinou os convênios entre o governo de São Paulo e os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo para viabilizar a primeira etapa do Trem Intercidades.

Segundo o governo do estado, os convênios darão garantias e condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do Eixo Norte do projeto. O prazo é de cinco anos, com prorrogação se necessário.

Leia também: Vídeos mostram momento em que navio anti mísseis russo afunda no Mar Negro

“O Trem Intercidades é um projeto desafiador porque aproveita a linha 7 da CPTM até Jundiaí e reativa a malha ferroviária para chegar até Campinas. Vamos ter muitos investimentos em obras de correção de curvas e novos trens. O esforço do Governo de São Paulo é tirar o Trem Intercidades do papel, um projeto que soma mais de R$ 10 bilhões e temos disposição e capacidade para fazer o investimento”, afirmou Rodrigo.

O Trem Intercidades terá 100 km de extensão, com serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo e um sistema com paradas entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.

Leia também: Arma de alto calibre é abandonada em árvore após ataque em Guarapuava (PR)

Ambos devem atender até 60 mil passageiros por dia. O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assassinatos no campo aumentam 75% em 2021

Vídeos mostram momento em que navio anti mísseis russo afunda no Mar Negro

Arma de alto calibre é abandonada em árvore após ataque em Guarapuava (PR)

Ministro da Justiça diz que quadrilha praticou “um tipo de terrorismo” em Guarapuava (PR)

Risco de desabamento por conta das chuvas faz 20 casas serem evacuadas em Salvador