Bolsonaro indica Otoni de Paula para vice-líder do governo na Câmara; Deputado atacou Alexandre de Mores em 2020
Deputado já tinha sido vice-líder, mas deixou o cargo justamente por xingar e incitar manifestações pró-impeachment do ministros do STF
23/04/2022 17h31
O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou o deputado Otoni de Paula (MDB/RJ) para ser o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. A indicação foi publicada no Diário Oficial da União na noite da última sexta-feira (23).
O líder do governo na Câmara neste momento é o deputado Ricardo Barros (PP-PR), que já conta com 14 vice-líderes. O regimento interno da Câmara permite ao presidente da República indicar até 15 vice-líderes dentre os integrantes de partidos que apoiam o governo.
Otoni já foi vice-líder do governo em 2020, mas deixou o cargo em julho após fazer ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, ele chamou o ministro de "lixo", "tirano" e "canalha", entre outras ofensas. A Procuradoria Geral da República o denunciou ao STF, acusado dos crimes de difamação, injúria e coação.
Além disso, ele também usou as redes sociais para incitar manifestações caso o Senado não aprovasse um eventual pedido de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Leia também: Eduardo Bolsonaro ataca irmãos Weintraub após crítica a indulto a deputado Daniel Silveira
A nova indicação foi feita um dia após Bolsonaro ter anunciado o perdão da pena do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF.
REDES SOCIAIS