Notícias

“Atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia”, afirma ministro Edson Fachin

Em abertura da Comissão de Transparência das Eleições do TSE, ministro ressalta credibilidade das urnas eletrônicas


25/04/2022 19h29

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a democracia eleitoral é “inegociável” e fazer ataques contra a Justiça Eleitoral é como atacar o sistema democrático.

A fala aconteceu durante a abertura da Comissão de Transparência das Eleições do TSE nesta segunda-feira (25). No evento, o ministro fez questão de reforçar a credibilidade do sistema eleitoral, que vem sendo atacado pelo presidente Jair Bolsonaro e aliados.

No início do discurso, ele estabeleceu premissas de transparência do processo eleitoral, entre elas a "a democracia eleitoral é inegociável" e que "atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia".

"Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, bem assim a agregarmo-nos ao compromisso inarredável com transparência do processo dentro da legalidade constitucional, assentando, como premissas, que: a democracia eleitoral é inegociável; o Brasil tem eleições íntegras; a Justiça Eleitoral é um patrimônio democrático imprescindível; atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia”, declarou Fachin.

Leia também: TCU determina suspensão de compra de novos kits pelo FNDE

Ele ainda fez questão de dizer que o TSE “avança com passos firmes em direção ao cumprimento da sua missão de diplomar as eleitas e eleitos das futuras eleições gerais não apenas porque fazemos bom uso de recursos tecnológicos”.

No final, o ministro também garantiu a segurança do voto eletrônico. “O voto é secreto e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável; e que são imprescindíveis paz e segurança nas eleições porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo”.

Mesmo com o TSE mostrando os processos, Bolsonaro e aliados voltaram a atacar o sistema eleitoral nas últimas semanas.

Assista ao Roda Viva com o ministro Edson Fachin: 



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCU determina suspensão de compra de novos kits pelo FNDE

Brasil registra 76 mortes por Covid-19 em 24h e média fica abaixo de 100 pelo quarto dia seguido

“Forças Armadas não são crianças”, diz Mourão após crítica de Barroso

Zara vai indenizar cliente vítima de racismo em loja no Shopping Bahia

Legião Estrangeira desta quarta-feira (27) aborda custo das campanhas eleitorais brasileiras