Capitais brasileiras registram manifestações contra Bolsonaro e pró-Lula no 1º de maio
Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo foram algumas cidades que registraram atos contra o atual governo
01/05/2022 17h28
Neste 1º de maio, diversas centrais sindicais e lideranças da esquerda organizaram manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro e apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Rio, Natal, Florianópolis, São Paulo e Aracaju foram algumas da capitais brasileiras que reuniram manifestantes.
Inclusive, Lula participou das manifestações em São Paulo, que aconteceu na praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, e afirmou que "alguém melhor" que Bolsonaro irá "ganhar as eleições" presidenciais de outubro.
Leia também: Após fala polêmica, Lula pede desculpas para policiais: “Salvam muita gente”
Veja como foram as manifestações nas principais cidades do Brasil:
Ceará
Integrantes de movimentos sociais e sindicais iniciaram um protesto contra Bolsonaro no período da manhã em Fortaleza. Diversas pessoas carregavam faixas com a mensagem "Emprego, Direitos, Democracia e Vida".
O ato começou na Areninha do Bairro Pirambu e foi até a Vila do Mar, no Bairro Barra do Ceará.
Distrito Federal
Enquanto apoiadores de Bolsonaro se concentraram na Esplanada dos Ministérios, aqueles que apoiam Lula foram para a Asa Norte.
A maioria estava trajada com camisetas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e carregavam bandeiras de partidos políticos de oposição.
Belo Horizonte
A capital mineira foi outro local que teve manifestações para Bolsonaro e Lula. Os atos pró-petistas aconteceram na Praça Afonso Arinos, na Região Centro-Sul da capital mineira e seguiram, a pé, até a Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho.
Durante a passeata, os dois grupos se encontraram nas avenidas Bias Fortes e Álvares Cabral. Os manifestantes trocaram ofensas, mas nenhum confronto foi registrado.
Rio de Janeiro
Na capital carioca, manifestantes se reuniram no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio. Nos cartazes, muitas mensagens pediram a saída do atual presidente e do ministro da Economia, Paulo Guedes.
São Paulo
Na capital paulista, um evento foi organizado centrais sindicais na Praça Charles Miller. O encontro teve início às 10h30. O ato contou com discursos de Lula, do pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad e também do pré-candidato a deputado federal Guilherme Boulos.
REDES SOCIAIS