Notícias

Justiça do Rio de Janeiro arquiva processo contra indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

Juiz decidiu pelo arquivamento do processo por haver outra ação no mesmo sentido


02/05/2022 19h13

A Justiça Federal no Rio de Janeiro arquivou o processo contra o indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL) concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

O pedido era dos advogados André Luiz Cardoso e Rodolfo Prado, do Distrito Federal, que queriam a suspensão do decreto. Os magistrados afirmam que a decisão do presidente desvia a finalidade deste tipo de instrumento. O processo acionaram a União e o presidente por "favorecer correligionário ligado ao réu e obter ganhos políticos eleitorais" do indulto.

Leia mais: PF pede ao STF prorrogação de inquérito que investiga Silveira por violação ao uso de tornozeleira eletrônica

O responsável pela decisão, que substituiu o juiz federal Carlos Ferreira de Aguiar, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, afirmou que arquivou o processo por já haver um processo no mesmo sentido e por "sem resolução de mérito". Segundo ele, a decisão evita que duas ações parecidas tramitem no Judiciário no mesmo período.

O deputado federal foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições democráticas. Silveira ainda descumpriu ordens determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar atacou os ministros da Corte e fez apologia a atos antidemocráticos.

Além da pena de oito anos e nove meses, os ministros decidiram pela prisão em regime fechado e pagamento de multa. Em menos de 24 horas após a condenação no STF, o presidente Jair Bolsonaro concedeu graça constitucional ao deputado Daniel Silveira.

Leia também: Após fala de Bolsonaro, Fachin diz que processo de votação é “seguro e transparente”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de SP inicia operação Baixas Temperaturas, que ajuda pessoas em situação de rua no inverno

PF pede ao STF prorrogação de inquérito que investiga Silveira por violação ao uso de tornozeleira eletrônica

Brasil registra 89 mortes por Covid-19 em 24h, mas média móvel permanece acima de 100

Após fala de Bolsonaro, Fachin diz que processo de votação é “seguro e transparente”

Dólar tem nova valorização e fecha o dia cotado acima dos R$ 5