Notícias

Daniel Ortega ameaça julgar padres críticos de seu regime na Nicarágua

A Assembleia Nacional, controlada pelo presidente, aprovou um relatório em que acusa a Igreja de participar de uma "tentativa de golpe"


06/05/2022 10h29

O presidente Daniel Ortega junto com a Assembleia Nacional, controlada pelo presidente, aprovou um relatório na última quarta-feira (6) em que acusa os bispos e padres do país de participar de uma tentativa de golpe contra os partidários do governo.

Leia mais: Russos “retomaram as operações de assalto para assumir o controle” de Azovstal, diz Ucrânia

No texto legislativo, recomenda-se julgar os religiosos que apoiaram as manifestações de 2018, quando houve um surto social que exigiu o fim do mandato do ex-guerrilheiro, e confiscar os bens da Igreja.

"Eles devem ser julgados e suas comunidades ou associações minuciosamente investigadas, já que se esconderam atrás dos religiosos" para apoiar os protestos, diz o documento.

Ortega desencadeou uma caçada brutal contra as vozes religiosas, na última quinta-feira (5), o ex-diplomata e ex-padre diocesano Edgar Parrales foi condenado por crimes relacionados à “traição à pátria”, que em sua juventude defendeu a Teologia da Libertação e apoiou a revolução sandinista.

A Igreja da Nicarágua se uniu contra o regime de Daniel Ortega, durante as manifestações de 2018, os padres usaram os templos para proteger os manifestantes da repressão brutal do regime, que deixou mais de 350 mortos, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Leia também: Santa Catarina amanhece com temperaturas negativas e geada em pleno Outono

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky é como "o Winston Churchill de nosso tempo", afirma George W. Bush

Reajuste do diesel irá reduzir oferta de ônibus para população, afirma NTU

Santa Catarina amanhece com temperaturas negativas e geada em pleno Outono

Político dos EUA contrário aos direitos LGBTQIA+ tem vídeo íntimo com outro homem vazado

SpaceX: Quatro astronautas retornam à Terra após passarem três meses no espaço