Notícias

Nunes Marques pede vista e trava julgamento de habeas corpus de Allan dos Santos

O ministro pediu mais tempo para analisar o pedido; Santos teve a prisão preventiva decretada no dia 5 de outubro de 2021


06/05/2022 15h27

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e travou o julgamento de um pedido de habeas corpus contra uma ordem de prisão do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

O pedido de vista significa que o ministro precisa de mais tempo para analisar o pedido. O processo começou a ser julgado em 29 de abril, quando o relator do caso, o ministro Edson Fachin, se manifestou de forma contrária à revogação da prisão de Santos.

Leia mais: Moraes suspende redução do IPI para produtos fabricados na Zona Franca de Manaus

Os ministros Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber também seguiram o mesmo entendimento de Fachin. Alexandre de Moraes se declarou impedido de votar no caso.

Nunes Marques foi o primeiro ministro indicado à Corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes do pedido de Marques, os outros magistrados teriam até esta sexta para registrar voto, Com a vista, a votação não tem prazo para ser retomada.

O blogueiro é investigado na Corte em dois inquéritos: um apura fake news e ataques aos ministros do STF e o outro a existência e atuação de uma milícia digital. Allan dos Santos teve a prisão preventiva decretada no dia 5 de outubro de 2021 por Moraes.

Allan dos Santos mora nos Estados Unidos desde de 2020, quando os inquéritos começaram. À época em que Moraes pediu a prisão, a Procuradoria Geral da República (PGR) se mostrou contrária à medida.

Para a Polícia Federal, Allan dos Santos pode ter praticado atos que configuram crimes de: organização criminosa, ameaça, crime contra a honra e incitação à prática de crimes.

A defesa do blogueiro afirma que a prisão preventiva é abusiva.

Leia também: Alckmin testa positivo para Covid e participará virtualmente de lançamento de chapa com Lula

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes suspende redução do IPI para produtos fabricados na Zona Franca de Manaus

Forte explosão atinge hotel em Havana, capital de Cuba, e deixa oito mortos e mais de 30 feridos

Alckmin testa positivo para Covid e participará virtualmente de lançamento de chapa com Lula

Primeiros profissionais do Médicos pelo Brasil chegam ao Maranhão

WhatsApp libera recurso de reação a mensagens com emojis