Os primeiros profissionais do Médicos pelo Brasil, programa anunciado em 2019 pelo Governo Federal, chegaram ao Maranhão. Os moradores do local terão ampliação no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a chegada de 60 médicos convocados pelo programa.
“Estou iniciando hoje e bastante animado. Tentarei levar aos meus pacientes uma perspectiva diferente, um atendimento com mais proximidade, mais amor. Eu gosto de estar onde sou necessário e o programa vai me proporcionar isso: me levar para as pessoas que precisam de mim”, contou o médico André Lucas Souza de Araújo.
Além disso, o Ministério da Saúde anuncia ainda o investimento de R$ 5 milhões para reforçar a estrutura de unidades de saúde no estado. O repasse é destinado para obras de construção e equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde locais.
Leia também: WhatsApp libera recurso de reação a mensagens com emojis
O Médicos pelo Brasil substitui o Mais Médicos, programa criado e lançado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013. O primeiro edital do Médicos pelo Brasil foi publicado no último dia de 2021 e teve 16.357 médicos inscritos, segundo o ministério.
O concurso priorizou o provimento dos lugares mais distantes do país, com maior dificuldade de contratação de médicos, e a busca pela excelência clínica na APS.
O programa contempla 1.911 municípios e 26 Distritos Sanitários Indígenas integrantes de 114 macrorregiões de saúde das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Leia também: Três alunos são esfaqueados por colega de classe no Rio de Janeiro
REDES SOCIAIS