Notícias

Talibã impõe burca de corpo inteiro para mulheres no Afeganistão

Apesar das promessas de não retomar a linha dura, o governo fundamentalista islâmico restringe gradualmente os direitos femininos


07/05/2022 13h12

O chefe de Estado do Afeganistão e líder do Talibã, Hibatullah Akhundzada, decretou que as mulheres do país terão que usar burcas cobrindo o corpo inteiro, quando estiverem em público.

Leia mais: “Rússia precisa devolver territórios”, diz Zelensky para negociar paz na Ucrânia

Esta é uma das restrições mais severas às vidas femininas desde que os fundamentalistas islâmicos assumiram o poder, em agosto de 2021.

A medida foi anunciada numa coletiva de imprensa neste sábado (07/), na capital Cabul. "Elas devem trajar um chadori (burca da cabeça aos pés) como é tradicional e respeitoso", com o fim declarado de "evitar provocação ao encontrarem homens que não sejam parentes próximos".

A burca tornou- se um símbolo global do prévio regime talibã linha-dura, de 1996 a 2001. Mulheres mais idosas e meninas estão isentas da imposição.

Para as demais, não cobrir o rosto fora de casa pode resultar no encarceramento ou demissão de empregos públicos do pai ou parente mais próximo do sexo masculino, O decreto acrescenta que aquelas que não tiverem trabalho importante fora "é melhor ficarem em casa".

Leia também: Postos têm até hoje para passar a mostrar preços dos combustíveis com duas casas decimais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça bancada de entrevistadores do Roda Viva com o ex-jogador Casagrande

“Rússia precisa devolver territórios”, diz Zelensky para negociar paz na Ucrânia

Postos têm até hoje para passar a mostrar preços dos combustíveis com duas casas decimais

Mais de 50 civis deixaram a siderúrgica Azovstal, na cidade de Mariupol

“A gravidez foi um dos piores momentos da minha vida”, afirma Deh Bastos