Zelensky pede fim do bloqueio russo ao porto de Odessa para evitar desabastecimento agrícola global
Ucrânia é um dos principais exportadores de trigo e milho do mundo e não consegue enviar as commodities desde início do conflito
10/05/2022 16h30
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu ajuda à comunidade internacional para encerrar com o bloqueio russo ao seus portos, principalmente o de Odessa. O objetivo seria evitar uma crise alimentar global, já que essa é uma das principais saidas de produtos agrícolas da região.
“Pela primeira vez em décadas, não há movimento usual da frota mercante, nenhum porto normal funcionando em Odessa. Provavelmente isso nunca aconteceu em Odessa desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Zelensky.
O apelo aconteceu no mesmo dia que o Exército russo atacou o porto, em uma aparente tentativo de interromper o abastecimento de armas ao país.
Vale lembrar que a Ucrânia foi o quarto maior exportador mundial de milho em 2020 e 2021, e o sexto maior de trigo, segundo os dados do Conselho Internacional de Grãos. Porém, após o início do conflito, 25 milhões de toneladas de grãos estão presos.
Leia também: ONU: mortes na Ucrânia superam em milhares números oficiais
“Sem nossas exportações agrícolas, dezenas de países em diferentes partes do mundo já estão à beira da escassez de alimentos. E com o tempo, a situação pode se tornar absolutamente terrível. Esta é uma consequência direta da agressão russa, que só pode ser superada em conjunto – por todos os europeus, por todo o mundo livre”, explicou o líder ucraniano.
Durante o pedido de ajuda, não foi especificado quais medidas espera da comunidade internacional para resolver o problema.
O bloqueio russo aos portos ucranianos começou em 24 de fevereiro, logo no início da invasão. Isso causou um aumento dos preços das commodities em todo o planeta.
REDES SOCIAIS