A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (10) uma comissão externa para que parlamentares acompanhem a situação de crianças, adolescentes, mulheres da e violações de direitos contra indígenas na Terra Yanomami, na comunidade Aracaçá, em Roraima.
A comissão contará com 13 integrantes e será coordenada pela deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), única parlamentar indígena do Congresso.
Leia mais: Brasil completa uma semana com média móvel de mortes por Covid-19 abaixo de 100
A região vem sofrendo com o garimpo ilegal, além disso, há denúncia de violências praticadas por garimpeiros que frequentam ilegalmente Aracaçá. A criação e instalação da Comissão acontece logo após as denúncias de que uma adolescente de 12 anos foi abusada e morta na comunidade Yanomami.
O caso foi divulgado por Júnior Hekurari Yanomami, líder indígena e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana. Segundo informações da Polícia Federal (PF), ainda não encontraram indícios dos supostos crimes e que as investigações ainda estão em andamento.
A Polícia Federal ainda disse que a informação do estupro e morte da jovem teve origem em um mau entendido envolvendo um indigena que assistiu a um vídeo institucional produzido por uma organização não-governamental.
Leia também: Justiça inocenta Eduardo Pazuello em processo sobre crise de oxigênio em Manaus
REDES SOCIAIS