Bolsonaro troca Bento Albuquerque por Adolfo Sachsida no Ministério de Minas e Energia
Mudança se dá após críticas por parte do presidente; novo chefe da pasta integrava a equipe de Paulo Guedes
11/05/2022 08h34
Jair Bolsonaro (PL) trocou seu ministro de Minas e Energia na manhã desta quarta-feira (11). Conforme a decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), Adolfo Sachsida assume o lugar de Bento Costa Lima Leite de Albuquerque como chefe da pasta.
O novo titular do Ministério de Minas e Energia era o assessor especial de Paulo Guedes no Ministério da Economia. O advogado também é doutor em economia e autor de livros sobre políticas econômica, monetária e fiscal.
“Agradeço ao presidente Bolsonaro pela confiança, ao ministro Guedes pelo apoio e ao ministro Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação, espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu Sachsida em sua conta no Twitter.
Leia mais: Putin se prepara para uma longa guerra, alertam EUA
Pastor Henrique Vieira critica governo Bolsonaro: “Gerencia um projeto de morte”
A mudança se dá após diversas críticas por parte do chefe do Executivo com relação ao lucro da Petrobras. Em meio ao aumento constante dos combustíveis, a estatal faturou mais de R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2022.
Em seu argumento, o presidente da República citou o antecessor de Sachsida e o presidente da Petrobras. “Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil”, afirmou Bolsonaro na ocasião.
REDES SOCIAIS