Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O grupo Gaispi, que coordena a implantação da internet 5G no Brasil, recomendou ao Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que adie em dois meses o prazo para o início da tecnologia nas capitais e no Distrito Federal. 

Pelo edital do leilão do 5G, a tecnologia deveria ser disponibilizada nas capitais até 31 de julho, mas se a proposta do grupo for aprovada, o prazo passará para até 29 de setembro. Nas demais cidades, não há previsão de mudança do cronograma, que define a implantação gradual até 2029.

Leia também: 
Bolsonaro troca Bento Albuquerque por Adolfo Sachsida no Ministério de Minas e Energia

O Gaispi afirm ainda que a proposta não representa, necessariamente, o adiamento do 5G, e sim a concessão de prazo adicional para cumprimento das obrigações necessárias à ativação da tecnologia. A Anatel disse em nota que o Gaispi solicitou o adiamento devido a falta de equipamentos para fazer a "limpeza da faixa" de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

Essa é também usada para transmissão do sinal da TV parabólica. Para não haver interferência, o sinal será transferido para outra faixa de frequência, e a de 3,5 GHz será usada somente para o 5G. Kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas serão distribuídos à população.

Leia também: Inflação chega a 12,13% no acúmulo dos últimos 12 meses, maior alta em 19 anos

Pelo edital, a limpeza da faixa deveria ser concluída até 30 de junho. Se o novo prazo for aprovado, a nova data será 29 de setembro.