Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

pixabay
pixabay

O número cada vez maior de horas dedicadas por crianças em jogos de videogame pode preocupar mães e pais, porém um novo estudo indica um efeito positivo dos videogames para os mais novos: eles são capazes de aumentar a inteligência.

Leia mais: Rosi Campos estará no Provoca com Marcelo Tas nesta terça-feira (17)

O estudo foi realizado pelos pesquisadores da Universidade de Amsterdam, na Holanda, e do Instituto Karolinska, na Suécia, publicada na revista Scientific Reports nesta semana.

A pesquisa concluiu que, em média, a criança passa uma hora por dia jogando videogames e, durante dois anos, aqueles que aderiram à prática por mais tempo apresentaram um aumento de aproximadamente 2,5 pontos de QI maior em relação aos demais.

Por outro lado, o hábito de assistir à televisão ou a vídeos online, que ocupou cerca de 2 horas e meia do dia das crianças, e a utilização das redes sociais, que ocupou cerca de meia hora, não apresentaram diferenças significativas no índice de inteligência estipulado pelos cientistas.

Para chegar a esse resultado, eles analisaram dados e conduziram testes com 5.374 crianças em dois momentos: um quando elas tinham idades de 9 e 10 anos e dois anos depois, quando elas tinham 11 e 12. Nas sessões, foram avaliadas habilidades cognitivas gerais para medir o índice de inteligência, um parâmetro criado pelos pesquisadores.

Leia também: Corpo de promotor paraguaio assassinado na Colômbia é repatriado