Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (16) recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Pacheco foi eleito senador em 2018, ao ficar na primeira colocação no estado de Minas Gerais com mais de 3,6 milhões de votos. Em 2021, foi indicado para disputar a presidência do Senado.

Fabio Zanini, editor do painel da Folha de S. Paulo, perguntou ao senador sobre os ataques realizados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral. O mandatário questionou, principalmente, o funcionamento das urnas eletrônicas, o que já foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Zanini quer sabe se essa postura é um movimento de campanha, ou se é uma tentativa de golpe ao sistema.

Leia mais: No Roda Viva, Rodrigo Pacheco diz que "não existe orçamento secreto"

“É bom destacar que essas discussões do presidente Jair Bolsonaro acontecem desde quando ele era deputado federal. Eu fui deputado federal na mesma legislatura do que ele. E me lembro dos discursos e posições dele contra as urnas. O papel do Senado é a afirmação, da confiança da Justiça Eleitoral, do TSE”, disse Pacheco.

Assista ao trecho completo:


Nas últimas semanas, o presidente voltou a atacar o sistema eleitoral, e propôs que as Forças Armadas realizassem uma auditoria própria nas eleições. Na última sexta (13), o TSE concluiu na tarde desta sexta-feira (13) os testes de segurança nas urnas eletrônicas e garantiu segurança do sistema eleitoral.

As simulações do TSE acontecem em todos os anos eleitorais, com o objetivo de garantir a segurança das urnas. Segundo Pacheco, de acordo com a Constituição, é dever do Poder Judiciário cuidar das eleições e que não se deve ter dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Zanini ainda questionou a participação das Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e do Observatório de Transparência das Eleições (OTE). A Comissão foi criada pelo TSE em setembro de 2021, pelo então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e tem como participação representantes da sociedade civil, de universidades e do Congresso que também integram a CTE.

“Eu não vi nada de excepcional na participação das Forças Armadas, ou que fosse incomum. Eu considero que é algo positivo. Mas não podemos permitir que instituições insistam em questionar o sistema eleitoral. Temos que superar essa fase [de dúvidas sobre o sistema]”, finalizou.

Participaram da bancada de entrevistadores Fabio Zanini, editor do painel da Folha de S. Paulo, Andreza Matais, editora executiva do Estadão em Brasília, Carlos Andreazza, âncora da Rádio CBN e colunista do Jornal O Globo, a diretora de redação do Metrópoles Lilian Tahan, e a colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida Denise Rothenburg.

Assista ao programa na íntegra:


O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook