WhatsApp bane contas de usuários que dispararam mensagens em massa para eleitores do Paraná
Paranaenses receberam vídeo com conteúdo do pré-candidato Cesar Silvestri Filho, do PSDB
17/05/2022 13h56
O WhatsApp baniu ao menos duas contas de usuários que mandaram mensagens em massa para eleitores no Paraná a favor do pré-candidato Cesar Silvestri Filho (PSDB). O vídeo de 30 segundos mostra imagens do atual governador Ratinho Junior (PSD), do ex-governador Roberto Requião (PT) e de Cesar Silvestri, que se apresenta como opção para a terceira via.
Leia mais: Opinião analisa o quadro de candidaturas para as eleições 2022
As mensagens foram enviadas por números que tinham a bandeira do Paraná como foto de perfil. A assessoria de imprensa do pré-candidato disse que não é responsável pelo disparo das mensagens e que não tem conhecimento sobre as mesmas.
Envios de mensagens em massa com conteúdo eleitoral sem consentimento do destinatário são considerados ilegais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O WhatsApp afirmou que a prática fere os Termos de Serviço da empresa. A plataforma confirmou que as contas que dispararam as mensagens foram banidas, assim como outras que foram identificadas com comportamento similar.
"Em breve, também será possível denunciar tais contas suspeitas por disparos em massa diretamente na plataforma de denúncias desenvolvida em parceria entre WhatsApp e TSE, conforme recente anúncio com a Justiça Eleitoral", afirmou em nota.
A empresa não informou quantos usuários receberam o conteúdo.
Leia também: Brasil já não compactua com “aventuras autoritárias”, diz presidente do TSE
REDES SOCIAIS