O Linhas Cruzadas desta semana conversou sobre a humanidade do futuro. Entre os temas debatidos, o programa especulou como o avanço científico está mudando a forma das pessoas terem filhos.
A médica especialista em reprodução assistida Thaís Cury explicou por que a busca por essa técnica está crescendo cada vez mais.
“Com a imersão da mulher no mercado de trabalho, nós decidimos postergar cada vez mais o início da maternidade e isso causa uma certa dificuldade. Então, sim, cada vez mais estão sendo procuradas as técnicas de reprodução assistida, principalmente para mulheres com mais de 35 anos”, contou a médica.
Segundo ela, buscar a ciência nesses casos garante mais segurança para a mulher, diminuindo os riscos e aumentando a chance de uma gravidez evolutiva e saudável.
O filósofo Luiz Felipe Pondé opinou sobre o assunto, concordando com Thaís. “A emancipação feminina impacta diretamente os processos artificiais de reprodução humana, assim como a decisão de ter menos filhos”.
Veja a fala completa:
Leia também: Pondé projeta população do futuro: "Época mais entediante que a espécie humana já viveu"
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS