A última pesquisa Exame/Ideia, divulgada na noite da última quinta-feira (19), indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o segundo turno em qualquer ocasião caso as eleições acontecessem hoje.
O levantamento também aponta que, além do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) perderia para Ciro Gomes (PDT) em uma eventual disputa entre os dois. O atual chefe do Executivo ganharia de todos os outros pré-candidatos.
Foram levantados cinco cenários hipotéticos. Além de uma disputa entre os líderes das últimas pesquisas, houve também o confronto de cada um deles com os dois políticos que aparecem, respectivamente, em terceiro e quarto lugar, geralmente.
Leia mais: Adesão à Otan é polêmica entre juventude sueca
Segundo Inep, abandono escolar no Ensino Médio dobrou em 2021
Caso Lula tivesse Bolsonaro como seu adversário no segundo turno, o petista venceria por 46% a 39%. Contra João Doria (PSDB), a vitória viria por 48% a 20%. Já em um embate entre o ex-presidente e Ciro, o resultado seria de 43% a 29%.
Já Bolsonaro poderia vencer Doria por 38% a 28% em um eventual segundo turno com os dois. Caso o atual presidente e Ciro avancem à etapa, o ex-governador, prefeito e ministro venceria por 39% a 37%, ainda de acordo com o estudo.
Realizada entre os dias 14 e 19 de maio, a pesquisa entrevistou 1.500 pessoas.
REDES SOCIAIS