De acordo com os resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2021, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de alunos que abandonaram a escola dobrou de 2020 para 2021.
A porcentagem dos alunos que abandonaram os estudos em 2020 foi de 2,3%, enquanto no ano seguinte o número alcançou os 5%.
Leia mais: Polícia Civil opera ação contra o tráfico em novo local de concentração da "Cracolândia"
A situação mais crítica é com os estados do Norte, em que 10,1% dos estudantes abandonaram o ensino médio. O país, em média, apresentou uma evasão de 5% na mesma etapa.
O abandono escolar é um dos temas mais críticos quando discutida a educação pública. Muitas vezes, o número é reflexo de outras questões ocorrendo no país, como o desemprego, que obriga jovens a saírem da escola para buscarem complementos na renda familiar, e o distanciamento social necessário durante o período de pandemia.
O ensino fundamental teve uma taxa de abandono de 1,2%, sendo a rede privada a única que não apresentou nenhuma elevação nos números.
Leia também: Com inflação recorde em abril, Guedes diz que “inferno” já passou
O Censo também expôs números referentes ao porcentual de alunos que foram aprovados e reprovados em seus respectivos anos. No ensino fundamental, em 2021 a taxa foi de 97,6%, 1,3 ponto percentual mais baixo que no ano anterior.
No ensino médio a queda fica ainda mais alarmante. Em 2020, 95% dos alunos conseguiram passar de ano, enquanto no ano seguinte o número passou para 90,8%.
REDES SOCIAIS