Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @YaldaAli
Reprodução/ Instagram @YaldaAli

O grupo fundamentalista islâmico conhecido como Talibã informou na última quinta-feira (19) que determinou que as apresentadoras de programas televisivos do Afeganistão cubram seus rostos quando estiverem no ar, em mais uma ofensiva do regime religioso totalitário.

Leia mais: Bush confunde Ucrânia com Iraque: "Invasão totalmente injustificada e brutal"

"Ontem (quarta-feira) nos reunimos com autoridades da mídia. Elas aceitaram nosso conselho com muita satisfação", disse Akif Mahajar, porta-voz do Ministério do Vício e Virtude.

Mahajar disse que as apresentadoras podem usar uma máscara facial médica, como as utilizadas durante a pandemia de covid-19, para cobrir o rosto. A regra passa a valer a partir de domingo (22), mas algumas emissoras já estão cumprindo a ordem.

Segundo a rede televisiva ToloNews, as autoridades do Talibã informaram a todas as emissoras de televisão do Afeganistão que a nova ordem é "final e inegociável". Um produtor de televisão disse que isso significa que "apenas os olhos das apresentadoras podem ficar visíveis".

A famosa apresentadora da Tolo, Yalda Ali, postou nas redes sociais um vídeo em seu camarim, colocando a máscara, com a legenda: "uma mulher sendo apagada, por ordem do Ministério do Vício e Virtude". Depois, no Instagram, ela compartilhou outro vídeo, dela no ar, já usando a máscara cirúrgica, ao apresentar o programa.

Leia também: Elon Musk é acusado de assediar funcionária e pagar US$ 250 mil por seu silêncio