Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Com a baixa das temperaturas que atingiu várias cidades no Brasil, é comum abrir um vinho ou um destilado para tentar se aquecer.

"O álcool é um depressor do sistema nervoso central. A gente às vezes não percebe isso, pelo menos nas primeiras doses", comenta Paulo Zogaib, médico do Hospital Sírio-Libanês, em nota para site. 

O álcool tem um potencial de elevar a temperatura corporal, causando a sensação instantânea de aquecimento quando ingerido em grandes quantidades. O médico ainda pontua que o corpo humano precisa de temperaturas próximas de 37ºC para manter o metabolismo funcionando, ele vai "desligando" aos poucos quando esfria muito.

Leia mais: STF forma maioria a favor da prisão disciplinar de bombeiros e policiais militares

Nesta onda de frio, ao menos duas mortes foram registradas no estado de São Paulo nos últimos dias. Nesta última quarta-feira (18), quando a capital paulista registrou 6ºC temperatura mais baixa para maio desde 1990 — O morador de rua, Isaías de Faria, de 66 anos, faleceu em um centro de convivência municipal depois de passar a madrugada na rua.

No mesmo dia, um homem em situação de rua, não identificado, foi encontrado morto em Mauá, na Grande São Paulo, que registrou mínima de 10ºC.

Leia também: Rebeca Andrade brilha em estreia na temporada no Troféu Brasil de Ginástica Artística