Após tentativa de resistência, jornalistas afegãs cobrem o rosto por ordem do Talibã neste domingo
Além disso, os canais do país não podem mais exibir filmes e séries com mulheres como protagonistas
22/05/2022 19h56
Após um dia de resistência, as jornalistas de TV do Afeganistão não resistiram às ordens do Talibã e cobriram seus rostos no ar. Apresentadoras e repórteres dos noticiários das principais emissoras de TV afegãs apareceram neste domingo (22) com véus ou máscaras que deixavam apenas os olhos visíveis.
Leia mais: Varíola dos macacos: brasileiro passa bem e tem poucos sintomas, diz clínica alemã
"Reagimos, não queríamos usar máscaras", disse a apresentadora Sonia Niazi, da ToloNews. "Mas a Tolonews foi pressionada", acrescentou a jornalista.
Segundo ela, a emissora será obrigada a realocar ou demitir todas as mulheres jornalistas que se recusarem a cumprir a norma.
Nos últimos anos, após o fim do primeiro regime do Talibã, que foi de 1996 até 2001, a maioria das mulheres passou a aparecer na TV e apresentar programas apenas com lenços cobrindo a cabeça.
Segundo a rede ToloNews, as autoridades do Talibã informaram a todas as emissoras de televisão do Afeganistão que a nova ordem é "final e inegociável".
Além disso, por ordem do Talibã, os canais já deixaram de exibir filmes e séries com mulheres como protagonistas.
Pais, maridos ou guardiões masculinos das mulheres que se recusarem a cobrir o rosto também sofrerão penalidades, assim como os executivos de TV.
Leia também: Onça encontrada em banheiro de escola de MG é solta na natureza
REDES SOCIAIS