Entenda o que é a síndrome de Tourette, que atinge a cantora Billie Eilish
O distúrbio é caracterizado por movimentos e sons emitidos de forma involuntária
24/05/2022 13h33
No talk show “O Próximo Convidado Dispensa Apresentação", comandado por David Letterman, que foi ao ar na Netflix na última sexta-feira (20), a cantora Billie Eilish falou que aos 11 anos recebeu o diagnóstico de síndrome de Tourette.
O distúrbio do sistema nervoso é caracterizado por movimentos e sons repetitivos emitidos de maneira involuntária, que acontecem com frequência e intensidade variadas.
Na grande maioria dos casos, as primeiras manifestações da síndrome são através de tiques como franzir a testa, balançar a cabeça, piscar, contrair os músculos da face ou movimentos mais intensos como tocar ou bater em objetos próximos.
Já entre os tiques vocais, ruídos não articulados como fungar ou tossir são típicos das movimentações. Com o tempo e desenvolvimento cognitivo esses tiques podem evoluir para a formação de frases e palavras.
O diagnóstico da síndrome de Tourette deve ser realizado antes dos 18 anos por um clínico como um neuropediatra ou psiquiatra especializado.
O distúrbio não tem cura, mas pode ser controlado com terapia comportamental que visa reverter os hábitos. Ajuda de medicamentos antipsicóticos e atividades como ioga e ginástica para aliviar o estresse também estão entre os tratamentos para a síndrome.
Leia mais: China suspende temporariamente a importação de carne de quatro frigoríficos brasileiros; Após chegada do monkeypox na Argentina, Anvisa alerta contra a “varíola dos macacos”
REDES SOCIAIS