Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Ministério da Saúde estabeleceu, na última segunda-feira (23), uma Sala de Situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos, causada pelo vírus monkeypox, no Brasil. A medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e a definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.

Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no Brasil.

Leia também: China suspende temporariamente a importação de carne de quatro frigoríficos brasileiros

A pasta encaminhou aos estados o Comunicado de Risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença. A vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).

Após um aumento global de casos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta terça-feira (24), que o distanciamento social e o uso de máscaras sejam realizados em aeroportos.

Leia também: Linhas Cruzadas desta quinta-feira (26) discute o porquê das mulheres mandarem nos homens