Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmar 429 suspeitas de uma hepatite misteriosa em crianças, outra doença chama a atenção das autoridades. Na última quarta-feira (18), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou que investiga um caso de “varíola dos macacos”, causada pelo vírus Monkeypox, em Massachussetts.

A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após de uma erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo posteriormente.

O vírus em questão é do gênero Orthopoxvirus, que pertence à família Poxviridae. Na maioria das vezes, a doença acontecia no centro e no oeste da África. No entanto, recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.

Leia mais: EUA anunciam ponte aérea para importar fórmula infantil

Após pesquisa, Simone Tebet deve ser o nome à disputa presidencial pela terceira via

Passado de animais para humanos através da exposição de gotículas exaladas, o período de incubação do Monkeypox, na maioria dos casos, é de seis a 13 dias. No entanto, esse processo pode levar de cinco a 21 dias, no geral. A taxa de mortalidade dos casos na África Ocidental já foi documentada em torno de 1%.

O vírus geralmente é transmitido principalmente para pessoas de roedores e primatas, mas a transmissão de humano para humano também ocorre. A doença foi notificada pela primeira vez em 1958, nos EUA. A Vaccinia, imunizante utilizado contra a varíola, também pode proteger contra a varíola dos macacos.

“Normalmente, até um décimo das pessoas doentes com varíola dos macacos pode morrer, com a maioria das mortes ocorrendo em faixas etárias mais jovens”, aponta a OMS. A entidade completa que “a apresentação clínica da varíola dos macacos assemelha-se à da varíola, uma infecção relacionada ao ortopoxvírus que foi declarada erradicada em todo o mundo em 1980.”