Fachin diz que acatar o resultado das eleições é "inegociável"
Presidente do TSE reiterou mais uma vez a segurança do processo eleitoral
27/05/2022 17h00
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou nesta sexta-feira (27) que acatar o resultado das eleições “é expressão inegociável da democracia”. A declaração aconteceu em Recife, o ministro palestrou no Ciclo de Estudo Mulheres e Política, evento promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE).
“O Brasil tem eleições limpas, seguras e auditáveis. O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto”, disse.
Leia mais: Randolfe protocola projeto contra reajuste de 15,5% nos planos de saúde
O ministro ainda falou sobre a importância do combate à desinformação durante a campanha eleitoral. As fake news são uma preocupação da Corte neste ano.
“A defesa da democracia propõe serenidade, segurança e ordem para desarmar os espíritos. Prega o diálogo, a tolerância e a obediência à legalidade constitucional. E por isso, enfrenta a desinformação com dados e com informação correta. A Justiça Eleitoral conclama para a paz”, continuou
“A Justiça Eleitoral se veste para a paz nas eleições, que devem ser a celebração da democracia, defende o Estado democrático de direito e a deferência ao processo eleitoral”, completou.
Leia também: Fachin pede que governo do RJ ouça sugestões para reduzir mortes em ações policiais
REDES SOCIAIS