Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

No Estação Livre desta sexta-feira (27), Cris Guterres recebeu o sociólogo e sambista Tadeu Kaçula e a empresária guineense Nádia Ferreira para falar sobre o continente africano, na semana em que se celebrou o Dia Mundial da África (25).

O programa abordou a importância africana no setor tecnológico, como contou Nádia:

A geladeira é uma coisa africana. Todo mundo acha que é uma criação europeia, mas o europeu só foi dando uns toques deles, assim como os navios. Os navios também foram invenção dos africanos. Foram coisas que os europeus foram se apoderando.”

Segundo Tadeu Kaçula, o continente sempre foi tecnológico, mas sua maior invenção não é um objeto.

“A África é o berço da humanidade. Acho que a maior invenção criada pelo continente africano é a humanidade”, disse o sociólogo.

Ainda de acordo com ele, cada um dos 55 países africanos possuem suas especificidades e suas tecnologias, apesar de pouco divulgadas.

“Infelizmente, nós não temos a noção plena do quão potente é o continente africano”, completou.

Confira o trecho completo:

Leia também: “O continente africano tem 100% de influência na formação da nossa sociedade", afirma sociólogo

Assista ao programa na íntegra: